Tribo

O Mistério das Janelas - Outubro 2004 - Bosque Maia  
A Cia Teatro dos Orelhas surge no cenário das artes cênicas em 2004 com o Projeto Qualquer Canto Teatral. O projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, onde se realizou o espetáculo infantil de rua O Mistério das Janelas, com 30 apresentações em espaços alternativos da cidade de Guarulhos – cidade que somos radicados. No ano seguinte participamos do Projeto 3 em 1: um por (todos)2 por hum!!!, que ocupou o Teatro FUNARTE de Arena Eugênio Kusnet com o espetáculo O Mistério das Janelas. Na busca sobre o estudo da encenação a Cia dedicou-se a pesquisar textos da dramaturgia mundial, dentre eles, John Gabriel Borkman, de Henrik Ibsen, Sonho, de August Strinberg; As três Irmãs, de Anton Tchekov e Trabalhos de Amor Perdidos, de William Shakespeare e fizemos experimentações cênicas. Dessas pesquisas resultou na montagem do espetáculo Mariana conta quatro no ano de 2006, adaptação do clássico John Gabriel Borkman, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, com temporada no Teatro Julia Bergman/SP.

Sempre acreditamos no potencial artístico da cidade de Guarulhos e para nos aproximarmos de quem fazia e pensava arte na cidade, em 2007 abrimos a nossa sede uma vez por mês, onde recebíamos artistas interessados em fomentar o fazer artístico. Tornou-se parte da pesquisa do grupo abrir o seu processo para outros grupos da cidade de Guarulhos e também de fora da cidade. Foi assim que participamos do Projeto Imersão com o grupo República Cênica em Campinas/SP, com o intuito de trocarmos experiências e metodologias.
Mariana Conta Quatro
No ano de 2008 em homenagem ao centenário de morte de Henrik Ibsen, Karl Erik Schollhammer organizou o livro Henrik Ibsen no Brasil publicado pela 7 LETRAS e Editora PUC-Rio. Os ensaios reunidos encontra-se Mariana Conta Quatro: uma experiência a partir de Ibsen, depoimento do ator e produtor Adriano Rizk sobre o processo de montagem do espetáculo teatral Mariana Conta Quatro.

Participamos em 2009 da Virada Cultural na cidade de São Paulo no CDC Patriarca (zona leste) com 24h ininterruptas de trocas de experiências artísticas e ensaios abertos ao público. Também realizamos uma atividade especial no mês de Abril na cidade de Guarulhos com aula de teatro e o II Sarau Salada Periférica no bairro de Bonsucesso com a participação de artistas e moradores da região. Proporcionamos treino de circo e apresentação de espetáculo teatral no campus da Unifesp Guarulhos.       

Cidades Invisíveis - Outubro 2010
Na busca de aproximar a pesquisa da Cia com a nossa cidade, no ano de 2010, em parceria com o grupo Teatro da Chuva e o apoio institucional da UNIFESP realizamos o projeto Cidades Invisíveis com o financiamento do FunCultura  (Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos). O projeto teve duração de 06 meses com apresentações nos principais teatros da cidade: Padre Bento, Adamastor Centro, Adamastor Pimentas. No mesmo ano a Cia foi convidada a participar com intervenções cênicas do I CONGRESSO INTERNACIONAL TEXTO-IMAGEM, realizado pela UNIFESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário