quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Que passados justificam seu presente? - Juliana Seabra

             Minha presença física é culpa de algum alguém no qual tenho consciência a partir de minha bisavó. E só. Antes dela, só com ela e embaixo da terra, ou à essa altura, dentro de gavetas.
            A história que me ensinaram na escola, desconheço, na verdade, mal me lembro. À parte de mim. Não me reconheço. Não vivi.
            Do presente que acho que sei, é pelo que sinto, ouço, vejo e vivo.
            Saber que vivo num país que foi se enrolando em desenvoltura, e que sou fruto desse rolamento... sobre essa reflexão, é tentar se encontrar num montante de desaforos históricos, no qual sou apenas uma das fezes humanas, que de tanto cheirar, foi-se o cheiro. E a cada santo dia que me evacuo para tentar sobreviver aqui, tem uma série de desgraçados a tentar me moldar. No entanto, me camuflo na minha forma para não caber nas fôrmas.
            Falar de história, ciências, tecnologia, política, sociedade, é superficial para essa questão. Já existem enciclopédias o suficiente abordando claramente esses temas.
            Meu presente não tem laço vermelho, nem caixa, nem papel colorido.
            Meu passado não passa nada, nem à mão, nem com ferro quente. Não passou! É presente o tempo todo, mas volto a afirmar... Sem laço!
            Mas, nesse meio termo, me deparo com a nostalgia, e nesse canto, confesso pisar.
            Saudade do que não vivi, falta do que não tive, e, no entanto, aqui estou.
            Nada justifica nada, apenas desencadeia. Conseqüência.
            Faço parte de hoje, e daí?
            Se tiver sorte, quem sabe um dia, talvez se, se prestarem a escrever algo biográfico sobre meus pobres feitos, daí terão uma vaga e superficial ideia do que gerou eu.
            Agora, confesso... Não sei. É muita coisa ao mesmo tempo. Muita informação latente à gerar conhecimento. E eu? Não sei...
            Um “Jardim das delícias”? Talvez... Ou, um “Almoço na relva”?

            Oh... Que ironia européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário